Urgências Veterinárias

Urgências Veterinárias

Urgências Veterinárias

Quando devo levar o meu animal de companhia ao serviço de urgências veterinárias?

Como amantes dos animais, a sua saúde e o seu bem-estar são para nós uma preocupação fundamental. Porém, por mais que os tentemos proteger, são várias as situações que os colocam em perigo e que infelizmente nem sempre podemos controlar. Além disso, paira sempre a dúvida sobre o respetivo grau de gravidade, assim como a nossa dificuldade em avaliar os sintomas que apresentam. 

Saber se o nosso animal de companhia está ou não perante uma emergência e se necessitamos de o levar de imediato a um serviço de urgências veterinárias, é um desafio partilhado por muitos tutores. Também a fronteira entre o conceito de emergência e urgência poderá ser muito ténue, pelo que importa clarificar.

Estamos perante uma situação de emergência veterinária sempre que sentir que o seu animal de companhia corre risco de vida e por conseguinte necessita de medidas rápidas e eficazes para garantir a sua sobrevivência. o que requer médicos veterinários capacitados para diagnosticar e realizar os procedimentos necessários para o salvamento. 

 No entanto, as urgências veterinárias, que na maioria das vezes funcionam como serviço de atendimento permanente em clínicas e hospitais, existem para dar resposta a situações críticas e casos graves, que embora não ponham imediatamente em causa a sobrevivência do seu animal de companhia, requerem uma ação imediata para que tal não venha a acontecer. 

Abaixo poderá encontrar alguns dos casos mais comuns que requerem atendimento médico-veterinário urgente.


Lesões traumáticas

Lesões traumáticas, como acidentes automobilísticos, quedas de altura ou ataques de outros animais, são situações que requerem cuidados médico-veterinários imediatos. Se o seu animal de estimação apresentar fraturas ósseas, ferimentos graves, dificuldades respiratórias ou sangramento abundante, deve dirigir-se sem demora ao serviço de urgências 24h. Tratam-se de lesões que poderão ser fatais, logo requerem avaliação e tratamento imediato.


Sintomas digestivos graves

Os problemas digestivos podem variar de uma simples indigestão a uma obstrução intestinal, ou torção gástrica. Se o seu animal de estimação apresentar sintomas como vómitos recorrentes, diarreia intensa, incapacidade de evacuar ou apresentar sinais de dor abdominal intensa, é importante recorrer ao serviço de urgências veterinárias. Tais condições poderão ser graves, o que requer intervenção imediata para evitar complicações adicionais.


Dificuldades respiratórias

Dificuldade em respirar é uma emergência médica crítica para qualquer ser vivo, incluindo os nossos animais de companhia. Se notar que o seu animal de estimação apresenta uma respiração acelerada, excessivamente ofegante, tosse contínua ou apresenta sinais de engasgo, leve-o imediatamente ao serviço de urgências veterinárias. Esses sintomas podem indicar problemas respiratórios graves, como insuficiência cardíaca, obstrução das vias aéreas ou pneumotórax.


Envenenamento ou intoxicação

Cause suspeite que o seu animal de companhia ingeriu uma substância tóxica, como produtos químicos domésticos, plantas venenosas, alimentos perigosos ou medicamentos humanos, procure atendimento veterinário urgente. Os sinais de envenenamento apesar de poderem variar, podem incluir vómitos, diarreia, convulsões, dificuldade em respirar, fraqueza extrema ou comportamento anormal.


Alterações neurológicas súbitas

Se o seu animal de companhia apresentar mudanças repentinas de comportamento, como convulsões, desorientação, paralisia, tremores incontroláveis ou qualquer outro sintoma neurológico anormal, deverá recorrer de imediato ao serviço de atendimento permanente. Tais sintomas poderão indicar problemas neurológicos graves, como ferimentos na cabeça, insolação, infeções ou doenças do sistema nervoso.


Como agir perante uma situação de urgência veterinária?

Não hesite em ligar para um dos nossos centros sempre que suspeitar que o seu animal de companhia encontra-se perante uma situação de urgência.
  Saiba que clínicas e hospitais veterinários do grupo IVC Evidensia dispõem do serviço de atendimento permanente 24h por dia, 365 dias por ano e serviço de urgências. Estamos preparados para receber o seu animal de companhia nas aturas mais críticas, garantindo uma resposta adequada e os cuidados necessários face ao estado em que se encontra.

 Além disso dispomos de serviço de hospitalização, unidades de cuidados intensivos e salas de cirurgias preparadas para procedimentos cirúrgicos de urgências.

Mantenha a calma

Seja qual for a situação de alarme, é sempre importante manter a calma. Os animais tendem a ser sensíveis aos estados de alma dos seus donos, pelo que estar tranquilo os ajudará. Sabemos que é difícil, mas tenha em conta que é bom para si e é bom para eles.

A sua segurança é importante

Se tiver que movimentá-lo e transportá-lo para uma das nossas clínicas, faça-o de maneira segura. Tire-o de perigo e faça-o sentir confortável. Caso tenha dúvidas em como fazê-lo, não hesite em ligar-nos.

Procuramos responder a qualquer situação de urgência

Saiba que clínicas e hospitais veterinários do grupo IVC Evidensia dispõem do serviço de atendimento permanente 24h por dia, 365 dias por ano e serviço de urgências.  Garantimos rapidez, tranquilidade , atendimento de forma digna, profissional e ágil. 

Encontre o Centro IVC Evidensia mais perto de si

Trabalhamos 24h por dia para garantir o bem-estar deles

IVC Evidensia
Atendimento Personalizado
IVC Evidensia
Abertos 24h, 365 dias por ano
IVC Evidensia
O seu Veterinário Habitual