Dicas para alimentar a sua Iguana

sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Algumas dicas para alimentar a sua Iguana

Se está a pensar em ter uma iguana como animal de estimação em sua casa, é bem provável que esteja a tentar obter o máximo de informação sobre o assunto, sendo a alimentação uma das dúvidas principais.

Se está a pensar em ter uma iguana como animal de estimação em sua casa, é bem provável que esteja a tentar obter o máximo de informação sobre o assunto, sendo a alimentação uma das dúvidas principais. 
As iguanas são seres herbívoros e portanto, a sua alimentação é principalmente baseada em plantas.  No entanto, sua dieta pode ser bastante variada e como acontece com qualquer réptil mantido em cativeiro, é importante garantir que as iguanas têm acesso a uma alimentação nutritiva e variada.


O que comem as iguanas selvagens?

As Iguanas selvagens são consideradas repteis herbívoros oportunistas e por isso o tipo de comida que comem depende principalmente que tipo de iguana é e das plantas que estão disponíveis nas proximidades. Apenas em casos raros poderemos ver uma iguana comer ovos ou insetos.
As iguanas verdes são arbóreas, o que significa que passam a maior parte das suas vidas no alto de uma árvore, o que faz com que comam principalmente folhas, sementes e frutas que a árvore produza.
Já as iguanas do deserto comem frutas e brotos de qualquer planta que possam encontrar em temperaturas elevadas. Relativamente às iguanas marinhas, como passam a maior parte do tempo na água, a sua alimentação é baseada em algas e quaisquer outras plantas que encontrem perto da costa. 


O que comem as iguanas domésticas?

Tendo em conta que as iguanas selvagens comem principalmente plantas que podem encontrar facilmente, baseando a sua dieta em folhas, brotos, frutas e sementes, a alimentação da sua iguana não será muito diferente. 
 Para garantir uma dieta equilibrada, variada e nutritiva o ideal será pensar que em termos de percentagens as iguanas necessitam de 60% de legumes verdes escuros, 30% de vegetais vermelhos, amarelos ou laranjas e 10% de frutas. 

Legumes Verdes Escuros
A maioria dos especialistas sugere que os vegetais devem constituir 80% a 90% da dieta do seu animal de estimação. Alimentos de folhas escuras como couve, trevo, agrião, aipo, dente-de-leão, salsa, coentro e repolho chinês, folhas de nabo são ótimas opções que ajudarão a manter a sua iguana saudável.
 

Vegetais ricos em cálcio
Ao escolher algo para misturar com os legumes verdes escuros para oferecer um pouco de variedade à sua iguana, torna-se recomendável escolher um vegetal rico em cálcio. Escolhas adequadas incluem folhas de beterraba, folhas de mostarda, alface romana, espargos, pepinos, cogumelos, cenouras, brócolos, rebentos de soja, quiabo, endívia, espinafres, etc.

Outros vegetais
Também pode adicionar um pequeno número de vegetais amarelados e alaranjados para enriquecer a dieta da sua iguana, tais como abóbora, pimentos, batata-doce, cenouras, pepinos, curgete verde, curgete amarela, etc.

Frutas que poderão ser incluídas na dieta
Tais como os seres humanos, as iguanas também gostam de coisas doces, o que significa que frutos de cores vivas como bananas ou frutos vermelhos poderão tornar-se muito apetitosos para estes repteis. É bem provável que comam estas frutas, mesmo antes de olharem para as folhas verdes. 
 No entanto, é preciso ter em atenção que se mais de 10% da sua dieta for composta por frutos, a iguana poderá estar a ingerir elevadas quantidades de açúcar com alto teor de água e baixos níveis de nutrientes. 
Na lista dos frutos aconselhados para as iguanas domésticas encontram-se as bananas com casca, maçãs, melão, papaia, figos, kiwis, uvas, morangos ou ameixas. 

Alimentos a evitar
Como já mencionado anteriormente a dieta ideal das iguanas deverá basear-se em 60% de legumes de folha verde-escura, 30% de vegetais amarelados e alaranjados e 10% de frutas. Quer isto dizer que as iguanas não devem comer carne ou insetos. 
Existem outros alimentos que poderão ser prejudiciais se forem ingeridos em excesso, exemplo disso seria duas das verduras populares encontradas na lista de alimentos da maioria dos criadores de répteis, nomeadamente a couve os espinafres. 
O facto de a couve ser rica em goitrógenos, pode originar problemas de tireoide. Quanto ao espinafre, o facto de este legume conter um alto teor de oxalato poderá comprometer a absorção de cálcio da iguana (como acontece com todos os répteis), e consequentemente conduzir a doenças ósseas metabólicas. 
Contudo, quando consumidos com moderação, tanto a couve como o espinafre poder ser extremamente benéficos como parte de uma dieta variada. 
A alface iceberg e o aipo são outros exemplos de vegetais que não devem ser consumidos em excesso, dado aos seus baixos níveis de valor nutricional e por serem maioritariamente compostos por água. 
Por último, como acima referido, as frutas consumidas em excesso poderão conduzir a uma ingestão elevada de açúcar e a uma alimentação pouco nutritiva. 

Ingestão de Água
Tenha sempre ao dispor da sua iguana uma tigela limpa com água. Sem uma hidratação adequada, nenhum animal consegue digerir os seus alimentos de forma adequada. 
 Além disso, estes animais também gostam de utilizar estes recipientes com água como piscina para se refrescarem e não só. Também é comum fazerem aí as suas necessidades, por isso certifique-se que mantém as tigelas limpas.

Suplementos Alimentares e Aconselhamento Veterinário
A leitura deste artigo não dispensa a conversa com o médico veterinário da sua iguana para garantir que está a seguir os passos adequados.
 Além do mais tenha em atenção que estes animais poderão necessitar de recorrer à suplementação alimentar, nomeadamente para assegurar os níveis de cálcio, vitamina C, A, D3, K entre outras.