Quais os alimentos proibidos para o seu cão?

É comum para qualquer tutor ver o seu cão cobiçar a sua comida, já que muitas vezes durantes as refeições temo-los por perto. No entanto, existem um conjunto de alimentos que fazem parte da nossa dieta habitual, mas que não são de todo aconselháveis para os nossos patudos devido aos efeitos nocivos que estes provocam na sua saúde. É importante que todos os membros da família, mesmo os mais novos, saibam quais.  

Saiba o que o seu cão deve evitar a todo o custo comer

Laticínios: O sistema digestivo dos nossos animais após o desmame, começa a não tolerar a lactose. Desta forma, quando ingerida pode provocar vómitos e diarreia.

Café e chá: São estimulantes do sistema nervoso. A sua ingestão pode provocar graves distúrbios neste sistema e também no coração.

Chocolate: O chocolate apresenta um composto que quando ingerido em grandes quantidades torna-se tóxico. Este composto denomina-se teobromina. A toxicidade por teobromina nos cães pode colocá-los em perigo de vida. Os sinais clínicos da intoxicação nos cães incluem, entre outros, vómitos, diarreias, desconforto, incontinência urinária e tremores musculares.

Cebolas e alhos: Quando ingeridos destroem os glóbulos vermelhos provocando anemia. Os principais sintomas incluem vómitos, urina vermelha e fraqueza. 

Ossos e espinhas: Os ossos e espinhas especialmente os de aves, quando ingeridos pelos nossos animais podem causar obstrução esofágica e intestinal, podendo mesmo provocar perfuração intestinal. 

Cogumelos: Diferentes tipos de cogumelos podem ter efeitos nocivos nos animais de estimação, tais como depressão, diarreia, náuseas e vómitos, dor abdominal, insuficiência hepática, insuficiência renal, convulsões salivação excessiva, micção, danos no coração, hiperatividade, e, em alguns, casos morte.

Abacate: Afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco. Os efeitos secundários comuns passam por letargia, dificuldades respiratórias, diarreias e vómitos.

Peixe cru: O peixe não cozinhado contém uma substância que destrói a vitamina B e poderá conter parasitas. Desta forma, os animais só devem consumir peixe bem cozinhado, pois o efeito do calor destrói estas substâncias. 
 

Por Hospital Veterinário da Póvoa

Encontre um Veterinário perto de si