Vacinação

A vacinação de animais de companhia é um dos pilares mais importantes da medicina preventiva.  Ao vacinar o seu animal não está só a protegê-lo, como igualmente outros seres à sua volta.
 
Vacinação Clínica Vet. Vila Verde
As vacinas desencadeiam uma resposta imune protetora, podendo diminuir a gravidade de possíveis doenças infeciosas, ou até mesmo evitá-las

Em Portugal a única vacina obrigatória é a vacina da raiva ou antirrábica para cães. No entanto, existe um vasto número de vacinas altamente recomendadas tanto para cães, como para gatos essenciais à prevenção de doenças que surgem com uma elevada taxa de frequência e propagação em determinadas zonas geográficas, ou em todo o país. 
 

As vacinas para cães e gatos podem ser classificadas da seguinte forma:

Vacinas core (essenciais) – São vacinas recomendadas para todos os animais, uma vez que protegem contra doenças graves, amplamente disseminadas. 

Vacinas não core (não essenciais) – São vacinas recomendadas em determinadas regiões geográficas, estilo de vida e necessidades específicas do animal.
 
As principais vacinas recomendadas para cães são a parvovirose, esgana, hepatite infecciosa, leptospirosee tosse do canil. No caso dos gatos são a panleucopénia felina, herpesvírus felino e calicivírus felino. 

Nos Centros IVC Evidensia por norma os tutores recebem um plano vacinal traçado pelo médico veterinário assistente de acordo com a raça do animal, estilo de vida, idade, zona geográfica e condições de saúde.

Manter o boletim de vacinas atualizado é essencial para garantir que as doses são administradas no período correto, a eficácia da imunização e contribuir para o chamado “efeito rebanho”, ou seja, quanto maior for o número de animais vacinados, menor é o risco de propagação da doença.

 

Centros que oferecem este serviço

Aguarde enquanto carregamos os dados sobre as clínicas