A tomografia axial computorizada também conhecida por TAC, é uma técnica complementar de diagnóstico avançada que permite de forma não invasiva obter imagens detalhadas dos órgãos internos do animal.
Esta tecnologia inovadora tem-se revelado bastante útil a várias especialidades veterinárias incluindo a ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, entre outras.
Os equipamentos de TAC presentes no Hospital Veterinário Bom Jesus, VetOeiras e Hospital Veterinário da Madeira permitem a captação de imagens de alta resolução das estruturas internas dos animais, que por sua vez possibilitam avaliar diversas condições, tais como: fraturas, lesões, tumores, doenças pulmonares, problemas neurológicos, etc.. Desta forma torna-se possível o planeamento de cirurgias e tratamentos de forma eficaz e com maior potencial de sucesso.
A TAC permite ao médico veterinário de forma não invasiva obter um diagnóstico mais preciso a partir da visualização de imagens em cortes transversais, algo que não é possível nos raios X tradicionais. É por isso que este meio de diagnóstico abrange uma variedade de animais tais como aves e tartarugas.
Além disso, a TAC tem-se tornado uma ferramenta bastante valiosa na gestão de casos de oncologia, dado que permite localizar os tumores, identificar metástases e avaliar o estadio do cancro.