As propriedades da água desempenham um papel crucial na reabilitação de animais através da hidroterapia. As principais características que fazem da água um meio terapêutico eficaz são:
Flutuabilidade - A flutuabilidade da água reduz significativamente o peso suportado pelo animal, o que diminui o impacto nas articulações aliviando a dor e facilita a execução de movimentos e exercícios.
Resistência - A resistência da água fortalece os músculos de forma controlada e segura, melhora o condicionamento físico do animal e aumenta a amplitude dos movimentos.
Pressão hidrostática - A pressão exercida pela água no corpo do animal reduz edemas e inflamações nos tecidos, melhora a circulação sanguínea e linfática e auxilia na diminuição de inchaços.
Temperatura - A água aquecida na hidroterapia proporciona, efeitos analgésicos, alívio das dores, relaxamento muscular e aumento da circulação sanguínea.
A hidroterapia pode ser realizada em piscinas específicas para animais ou em equipamentos como passadeiras aquáticas, que permitem um controlo preciso do exercício através do ajuste da velocidade, da inclinação e das condições da água.
As passadeiras aquáticas revelam-se muito úteis no aumento da coordenação psicomotora, dos níveis de propriocepção e sobretudo na reeducação da marcha, sendo uma terapia muito utilizada em casos de recuperação pós-cirúrgica, lesões dos tecidos moles e problemas neurológicos.