CBCT (Tomografia Computorizada de Feixe em Cone)

Esta tecnologia de ponta disponível no Hospital do Gato oferece vantagens significativas em pequenas estruturas anatómicas com elevada densidade de tecido, como as estruturas da cabeça ou articulações. Nestas áreas, a CBCT cria reconstruções 3D detalhadas e sem sobreposição, exibindo claramente até mesmo estruturas finas da região examinada. Trata-se de uma vantagem considerável na medicina dentária por comparação aos raios X dentários.
As diferenças entre CBCT e TAC (Tomografia Axial Computorizada) residem principalmente na forma como os raios-X são emitidos e na resolução das imagens obtidas. Enquanto o CBCT utiliza um feixe de raios-X em formato de cone, o TAC convencional recorre a um feixe de radiação em forma de leque. O CBCT possibilita a obtenção de imagens com alta resolução espacial emitindo uma dose menor de radiação.
Vantagens do CBCT:
- Rapidez na aquisição de imagens, o que é especialmente útil em animais sob anestesia ou sedação.
- Permite reconstruções tridimensionais que melhoram a interpretação comparativamente às radiografias bidimensionais.
- A obtenção de diagnósticos mais precisos, conduz a uma maior taxa de sucesso clínico e cirúrgico.
- Menor dose de radiação relativamente à tomografia computorizada convencional, o que torna um exame mais seguro para os pacientes e para o corpo clínico.
- O CBCT é muito útil no diagnóstico de doenças odontológicas, dado que oferece imagens 3D com alta resolução, permitindo a visualização detalhada de estruturas ósseas e dentes.
- Além da medicina dentária, o CBCT pode ser bastante útil no diagnóstico de neoplasias e alterações ósseas da cabeça, assim como no planeamento de cirurgias ortopédicas e reconstrutivas.