Centro de Reabilitação Animal da Arrábida

Centro de Reabilitação Animal da Arrábida

O Centro de Reabilitação Animal da Arrábida (CRAA) foi o primeiro centro de reabilitação do Grupo Vetarrábida a abrir portas em 2015, cujo edifício situa-se mesmo ao lado do Hospital Veterinário da Arrábida (HVA).

No entanto, desde 2006 que a prática de técnicas de fisioterapia aplicadas aos pacientes em contexto pós-cirúrgico ortopédico, é uma constante no Hospital Veterinário da Arrábida. Há mais de vinte anos que são realizadas modalidades e métodos simples como eletromioestimulação, termoterapia por calor, crioterapia, massagens, alongamentos e exercícios de cinesoterapia passivos, cuja procura e a referenciação foi crescendo continuamente.

O aumento do número de animais tratados diariamente levou a que a Dr.ª Ângela Martins, Diretora Clínica e os membros da sua equipa, sentissem necessidade de investir em formação a nível internacional.
Dois membros da equipa, incluindo a Dr.ª Ângela Martins, realizaram a especialidade de Fisioterapia e Reabilitação associada à Universidade de Tennessee, CCRP (Certified canine rehabilitation practitioner). Também nos Estados Unidos, participaram noutras formações específicas na área da medicina desportiva e da reabilitação funcional.

Após a conclusão de diversas pós-graduações na área, o Grupo Vetarrábida investiu em aparelhos específicos para obter maior sucesso na fisioterapia e reabilitação ortopédica e neurológica, como o Laser classe IV, Hidroterapia no Underwater Treadmill (associado a circuitos de reabilitação já com a noção dos três tipos de treinos existentes) e pista para realização de treino propriocetivo, de resistência e de fortificação. 

Face ao alargamento da oferta do número de modalidades terapêuticas oferecidas e do investimento em tecnologia de ponta, tornou-se imperativo o alargamento das instalações físicas do HVA, o que resultou na inauguração a 7 de março de 2015 do Centro de Reabilitação Animal da Arrábida (CRAA), tornando-se pioneiro na especialidade de reabilitação funcional.

Atualmente o CRAA é um centro de referência na área da medicina física e reabilitação animal, tratando em médica cerca de 30 animais por dia, sendo estes, pacientes com diagnósticos diversos, desde o foro neurológico ao foro da medicina interna.

Em virtude de o CRAA ter deixado de ter capacidade de resposta para atender o elevado número de casos clínicos recebidos de várias zonas do país, em 2019 foi aberto o Centro de Reabilitação Animal de Lisboa (CRAL) e em 2023 foi inaugurado o Centro de Reabilitação Animal do Norte (CRAN) no Porto.
Os centros de reabilitação animal do Grupo Vetarrábida são frequentemente alvo de visitas por parte de estudantes tanto a nível nacional, como internacional, que procuram realizar estágios e aprofundar os seus conhecimentos.

Desde 2010 que a Dr.ª Ângela Martins realiza inúmeras formações para o Curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Elvas e para o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, sob a forma de programas de formação intensiva, assim como é docente nas várias disciplinas associadas à especialidade de medicina física e reabilitação animal em diversas instituições de ensino superior. 
 

Publicações no Instagram