Hibernação das Tartarugas: Saiba como preparar e o que deve ter em conta
Sensivelmente entre finais de Outubro e Novembro algumas espécies de tartarugas de terra entram em hibernação.
A hibernação é um processo de adaptação das tartarugas para sobreviverem a condições climáticas adversas. Como são animais ectotérmicos, estes repteis dependem de fontes externas de calor para regularem a sua temperatura corporal.
Enquanto as tartarugas hibernam a sua atividade metabólica diminui drasticamente de forma a conservarem energia para o período de escassez de alimentos que se segue.
Embora a hibernação ajude a desencadear a atividade reprodutiva, tal não representa nenhuma vantagem para os tutores de tartarugas que são mantidas como animais de companhia.
É importante assegurar que a tartaruga se encontra em boas condições de saúde antes de hibernar e realiza um exame parasitário às fezes, aproximadamente um mês antes do início da hibernação.
Riscos associados à hibernação
A hibernação pressupõe uma diminuição das funções vitais das tartarugas, nomeadamente do metabolismo, da digestão ou do sistema imunitário. Por este motivo, é importante ter em conta um conjunto de questões:
- É aconselhável que as tartarugas antes de hibernarem, visitem um médico veterinário para confirmar que se encontram em bom estado de saúde, dado que condições pré-existentes podem ser agravadas durante o processo de hibernação e as tartarugas débeis têm muito menor probabilidade de sobreviverem.
- É importante assegurar que os intestinos das tartarugas encontram-se vazios antes de hibernarem, pois quaisquer vestígios de alimentos num aparelho digestivo cuja atividade foi interrompida, poderão ser fatais para estes repteis.
- É possível que as tartarugas acordem durante a hibernação em dias de temperatura mais elevadas. Nestes casos é recomendado que os tutores ofereçam água, mas nunca comida.
- A desidratação é outra complicação associada à hibernação e, em alguns casos, pode causar problemas graves, como insuficiência renal ou gota (doença reumática inflamatória), mesmo algumas semanas após acordar. Banhos diários de água quente antes e após a hibernação, ajudam a minorar este problema.
Como fazer uma tartaruga hibernar?
As tartarugas podem hibernar ao ar livre enterrando-se no solo, ou noutro esconderijo discreto, ou por sua vez, podem fazê-lo no fundo do aquário ou num tanque desde que a temperatura da água seja estável e que o fundo do mesmo não congele.Caso opte por que a sua tartaruga hiberne no interior da sua casa, ou noutro local à sua escolha, garanta que o local é escuro e recatado (ex. caixa) e que a temperatura não ultrapasse os 10 graus, para que a hibernação não seja interrompida com o aumento da temperatura.
Caso a tartaruga hiberne no exterior da sua casa, mantenha-a a salvo de predadores que possam surgir, tais como ratos.
E se não queremos que as tartarugas hibernem?
Por norma as tartarugas provenientes de África, ou outras áreas tropicais perto da linha equatorial não hibernam devido ao clima quente e mais ameno. Caso decida que não quer que a sua tartaruga hiberne, é necessário preparar um terrário em casa e assegurar que a temperatura é a adequada para a espécie.
É imperativo que as tartarugas aquáticas hibernem?
A maioria das tartarugas semi-aquáticas mantidas como animais de companhia provêm de áreas quentes onde a hibernação não é necessária. Porém, algumas destas espécies que se adaptaram a viver num clima mais frio, podem passar por um período de inativação semelhante ao da hibernação quando as temperaturas descem.
Antes da hibernação (final de setembro, outubro) |
Visite o médico veterinário aproximadamente três meses antes da hibernação para o despiste da existência de algum parasita ou doença. Para tal, forneça uma amostra de fezes o mais frescas possível para que seja analisada, pois geralmente tartarugas doentes e com o sistema imunitário frágil dificilmente resistem à hibernação. |
Comece a reduzir gradualmente a alimentação da sua tartaruga e dê-lhe banhos de água morna com uns 20 minutos de duração e com um nível de água que atinja a base da causa, mas não a cabeça. |
Forneça um local recatado e seguro para que a tartaruga possa hibernar ou controle o local onde a mesma costuma esconder-se. |
Durante a hibernação |
Assegure que a tartaruga tem acesso a água potável, caso acorde durante a hibernação. |
Controle o seu peso (não devem perder mais de 10% do peso total) |
Ao acordar (Março, Abril) |
Dê-lhe banhos de água morna duas vezes por dia durante duas semanas, ou até que a tartaruga comece a comer e a urinar. Depois, uma vez por dia durante mais duas semanas, ou até observar o retorno do seu comportamento e atividade normais. |
Faça uma visita pós-hibernação ao médico veterinário (opcional). |