Como cuidar da saúde oral do seu cão
Cuidar da saúde oral do cão é fundamental para evitar que haja acumulação de placa bacteriana e formação de tártaro, podendo levar a doença periodontal com impacto negativo na saúde, na qualidade de vida e na longevidade do nosso animal.
O tutor deve ter especial cuidado com os cães de pequeno porte, de raças braquicefálicas e com idade mais avançada, tendo estes animais mais tendência para desenvolver problemas dentários.
As doenças da cavidade bucal (gengivites, periodontites, fratura ou perda de dentes) são problemas frequentes em animais de companhia, sendo muito importante adotar algumas medidas preventivas.
As doenças da cavidade bucal (gengivites, periodontites, fratura ou perda de dentes) são problemas frequentes em animais de companhia, sendo muito importante adotar algumas medidas preventivas.
Cuidados a ter:
1. Uso de produtos preventivos, os quais podem ter diferentes mecanismos de ação: mecânica, química ou mista. São exemplos:
- Escovagem e uso de pasta de dentes (com ação mista). Em animais que não permitam a escovagem e uso de pasta pode recorrer-se a outras formulações (gel, solução aquosa, flocos, granulados, ...). Informe-se com o seu médico veterinário acerca dos vários produtos disponíveis.
- Snacks dentífricos, em detrimento de guloseimas e biscoitos que possam prejudicar a saúde oral do seu cão.
- Dietas comerciais, formuladas para atrasar a acumulação de placa bacteriana e tártaro.
- Brinquedos odontológicos, que para além da sua ação mecânica ajudam a fortalecer as gengivas.
2. Identificação dos sinais: O tutor deve estar atento ao seu animal e, se identificar algum sinal que evidencie um problema na cavidade oral (mau hálito, gengivas vermelhas, salivação excessiva e dificuldade em comer) deve entrar em contacto com o seu médico-veterinário.
3. Aconselhamento profissional: As visitas regulares ao médico veterinário são importantes desde o início da vida do animal. Inicialmente para monitorização do crescimento e da mudança de dentição e, também, para elaboração de um plano preventivo de saúde oral para o animal. Posteriormente, para avaliação dos resultados da implementação do plano e para permitir a deteção e resolução precoce de um problema na cavidade oral.
Uma boa saúde oral tem um impacto positivo na qualidade de vida e pode inclusive melhorar e fortalecer o vínculo entre si e o seu cão. Cuide da saúde oral do seu animal!
Referências bibliográficas:
Bellows, J et all (2019). 2019 AAHA Dental Care Guidelines for Dogs and Cats, American Animal Hospital Association,55(2), 49-69, https://doi.org/10.5326/JAAHA-MS-6933
Wallis C, Holcombe L (2020). A review of the frequency and impacto f periodontal disease in dogs. Journal of Small Animal Practice, 61, 529–540, https://doi.org/10.1111/jsap.13218